quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Natura e Maria Brigadeiro lançam doces inspirados na biodiversidade brasileira


Brigadeiros e cosméticos geram uma combinação, no mínimo, inusitada. Mas uma parceria entre uma das maiores redes de produtos cosméticos com a marca que recriou o conceito do docinho genuinamente brasileiro e expandiu ainda mais a sua fama pode provar o contrário. É o que o projeto desenvolvido pela Natura junto com ateliê Maria Brigadeiro pretende provar. 

Convidada pela empresa, a doceira e empresária Juliana Motter, desenvolveu receitas inspiradas em ativos da biodiversidade brasileira — recurso utilizado pela Natura na fabricação de seus produtos.

Desde o início deste mês, brigadeiros de sabores exóticos, como cupuaçu e mate verde, estão sendo comercializados em uma pop-store (unidade temporária de comércio) montada no espaço conceito da Natura em São Paulo, inaugurado em fevereiro deste ano, na rua Oscar Freire. 

"As duas marcas estão muito alinhadas em propósitos. A Maria Brigadeiro, assim como a Natura, têm uma ligação muito forte com a alma brasileira, com o que é do nosso país", explica Juliana. Acostumada a testar receitas - em seu ateliê são comercializado 40 sabores de brigadeiros -, a doceira criou versões da guloseima que levam cacau orgânico, castanha do pará, mate verde e cupuaçu. "A receita do brigadeiro é muito versátil e, além disso, alguns ingredientes permitem combinações interessantes, como cupuaçu e chocolate branco", conta.

No espaço, o cliente enconstra desde uma caixa de presente com quatro, nove e 20 unidades nos novos sabores à caramelos artesanais de brigadeiro gourmet. Os consumidores podem  escolher ainda entre potinhos de vidro ou panelinhas de metal, embalagens idealizadas para comer de colher.

Expansão e qualidade

Fundada em 2007 por Juliana Motter, a Maria Brigadeiro foi precursora na criação de receitas de brigadeiro gourmet.  O conceito rapidamente se espalhou pelo País e em pouco tempo o docinho genuinamente brasileiro deixou para trás o estigma de doce de festa infantil para receber aval da alta gastronomia.  Respaldado ainda por uma pesquisa feita pela renomada agência J.W. Thompssom que o colocou como tendência mundial em 2011, o brigadeiro abriu oportunidades para pequenos empreendedores.  Em pouco tempo, praticamente todas as capitais brasileiras já possuiam, ao menos, uma loja especializada somente no doce.  A Maria Brigadeiro, então, passou a ter concorrentes no mercado.

Focada na qualidade do doce, Juliana Motter buscou nas necessidades de sua guloseima preferida - e também carro chefe de um empreendimento que chega a vender cinco mil unidades por dia -, a orientação do negócio. A visibilidade que ganhou dar glamour ao brigadeiro atrai interessados em abrir novas unidades da loja em todo o Brasil.

A empresária, no entanto, não pensa em multiplicar o número de unidades sem antes ter a garantia de que a qualidade de seus produtos não vão cair.  "Sempre fui muito cautelosa em relação a expansão da Maria Brigadeiro para preservar a qualidade do doce gourmet. Aceitei o convite pois ambas as marcas têm valores muito fortes", explica.  

O rigoroso controle de qualidade que emprega na Maria Brigadeiro foi literalmente transportados para a pop-store, segundo Juliana. "Um dos motivos para eu aceitar o convite foi a logística de abstecimento do espaço. Por estar localizado próximo a loja, consigo entregar um brigadeiro fresco, como o conceito gourmet estabelece", diz. Os sabores desenvolvido para o projeto só estão à venda no espaço Maria Brigadeiro dentro da loja da Natura. 

Fonte: pme.estadao.com.br

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Italianos Constroem Iglu de Chocolate Meio Amargo


PERÚGIA, Itália – Quatro instrutores de um curso de sobrevivência valeram-se de suas habilidades para construir o que acreditam ser o primeiro iglu de chocolate do mundo. Apenas não conseguiram resolver um antigo problema desse tipo de construção: ela derrete.
"Foi uma tarefa muito difícil, muito mais difícil do que construir um iglu normal de neve", disse Marco Fanti, um dos participantes da empreitada.
Os instrutores, que participavam da feira do Eurochocolate, em Perúgia, precisaram de 330 tijolos de chocolate meio-amargo para fazer uma versão do abrigo de 1,65 metro de altura.
Fanti e seus colegas normalmente constroem iglus de neve para cursos de sobrevivência em três ou quatro horas.  Desta vez, os quatro instrutores levaram 23 horas lutando com a complicado matéria-prima, que se desintegrava enquanto tentavam construir o que eles acreditam ser o primeiro iglu de chocolate do mundo.
Fanti disse que ainda não foi decidido o que vai acontecer com o iglu de 3,6 toneladas – que está num espaço fechado e derrete em temperaturas acima dos 30ºC – quando a feira terminar, em 22 de outubro.

Fonte: g1.globo.com

Aeroporto no Canadá expõe touro feito com 500 kg de chocolate


Um touro quase em tamanho natural e pesando 500 kg feito inteiramente de chocolate está exposto no Aeroporto Internacional de Calgary, no Canadá, para comemorar os 100 anos da Calgary Stampede, um rodeio anual que acontece em 15 de julho.
Feito pela chocolateria Bernard Callebaut, com sede na cidade, a escultura levou 140 horas para ficar pronta, segundo a emissora MSNBC. Os cerca de 400 mil turistas que chegam à cidade participar do evento, no entanto, não podem provar a iguaria."Nós esperamos mantê-lo para apresentar em futuras decorações do evento", disse Jody Moseley, diretor de comunicação e marketing do aeroporto.

Fonte: g1.globo.com

Curiosidades do Japão: sorvete salgado e chocolate salgado! Bons para o verão!


Curiosidades do Japão – Prevenção de doenças no intenso calor do Japão. Em outro post falamos das balas salgadas, balas de sal. Além das balas, o sal é aproveitado também para sorvetes e chocolates.
Já sei… você fez caretas! A imagem que vem à cabeça é de uma bola de sal, quando se fala em bala salgada. Errado!
Aproveitando os nutrientes e minerais do sal, junto com outros ingredientes, inclusive o açúcar são confeccionados balas salgadas, sorvetes salgados, chocolates salgado. Uma pitada de sal!
O sal ajuda a reter o líquido do corpo não permitindo que a transpiração em excesso cause problemas como desidratação. O açúcar utilizado junto com o sal, ajuda a repor energias perdidas com o intenso calor.
Muita atenção! Quem faz tratamento médico, tem acompanhamento de doenças graves e agudas, hipertensão e outros, devem consultar o médico primeiro, nestes casos um pouco a mais de sal pode não ser benéfico ao organismo.
Separamos a título de curiosidade, alguns exemplos de sorvete e chocolate com sal.



Fonte: blog.suri-emu.co.jp

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Comer muito chocolate provoca o aparecimento de acnes?


Seja na Páscoa, na TMP ou num surto de ansiedade, parece que toda vez que exageramos na quantidade de chocolate surgem aquelas espinhas inconvenientes no rosto. Mas será verdade que o consumo dessa guloseima, quase sempre irresistível, influencia no aparecimento de acnes?
Quem responde é a nutricionista e assessora técnica do Conselho Federal de Nutricionistas, Vanessa de Carvalho Figueiredo. Segundo ela, a acne ocorre devido ao aumento da secreção sebácea nos folículos da pele. "Sabe-se que o consumo de alimentos muito gordurosos pode promover maior oleosidade da pele, contribuindo para formação de espinhas. O chocolate é um produto que possui grande concentração de gordura, advinda da manteiga de cacau e do leite, seus principais ingredientes. Porém, não existe uma relação direta, cientificamente comprovada, entre o consumo de chocolate e o aparecimento de espinhas", explica Vanessa.
Ela lembra que o aparecimento de espinhas também pode estar relacionado a diversos outros fatores, como mudanças hormonais presentes na juventude ou hereditariedade. Por isso, "o surgimento de espinhas não deve ser atribuído apenas ao consumo de chocolate, havendo uma série de fatores que podem estar envolvidos nesse processo".
Mesmo assim, a nutricionista faz um alerta: "a elevada ingestão de chocolate pode provocar problemas de saúde, levando ao excesso de peso ou até a obesidade. O mais recomendado seria o consumo moderado desse alimento".

Fonte: noticias.terra.com.br
 

Loja de chocolates 'vende' produtos em troca de boas ações


A marca de chocolates Anthon Berg, em Copenhague, na Dinamarca, adota há algum tempo o slogan “você nunca pode ser generoso demais”. Para reconectar sua marca a esse conceito e mostrar os efeitos positivos da generosidade, a marca criou, durante um dia, a Loja da Generosidade, em que os pagamentos foram feitos apenas com promessas de boas ações. O evento aconteceu no último dia 25 de fevereiro e, com as filas que se formaram no estabelecimento, os clientes chegaram a esperar por uma hora e meia para conseguir um produto.Dentro da loja, cada item vinha acompanhado de uma etiqueta rosa com seu preço. Atitudes como não criticar a maneira como sua namorada dirige, não falar mal dela pelas costas, não falar rispidamente com sua mãe durante uma semana ou levar café da manhã na cama para o seu amado foram possíveis pagamentos. Os funcionários da loja estavam equipados com iPads, em que cada comprador oficializava pelo Facebook a promessa de boa ação.
Depois da ação, a marca ainda recebeu, pelo Facebook, fotos de pessoas mostrando que haviam cumprido sua palavra. 


Fonte: revistapegn.globo.com

Gêmeas espanholas criam o bombom mais macabro do mundo

 
As gêmeas espanholas Ruth e Sira García Trigueros criaram um bombom que deve fazer bastante sucesso entre os fãs do universo gótico. Usando nozes de uma maneira bastante criativa, elas criaram um molde responsável por dar aos doces o formato de uma caveira, com direito até mesmo a uma espécie de cérebro aparecendo.

Por cerca de R$ 15, você pode levar para casa três deliciosos crânios de chocolate ao leite, chocolate branco ou chocolate amargo, com direito a misturar qualquer um dos ingredientes. Já os cérebros podem ser formados por nozes ou por doces com cores e sabores variados.

O valor inclui um pacote embalado de forma cuidadosa, com direito a toda espécie de proteção para evitar que qualquer espécie de dano ocorra durante o processo de envio. Na página oficial das irmãs, fica o alerta: devido ao alto número de pedidos, a encomenda pode demorar um tempo considerável para chegar em sua casa.
 
 
 Fonte: noticiasinusitadas.blogspot.com.br